top of page

Professora Fernanda

      Professor Guilherme

Aula de Educação Física

 

  A Educação Física utiliza-se do movimento para estudar a complexidade humana, enxergando o indivíduo com uma visão global e considerando os aspectos corporais, cognitivos e socioafetivos que interferem no seu desenvolvimento. Tem como objetivo oferecer às crianças, de forma lúdica, a possibilidade de utilizar o corpo, seu veículo mais próximo de aprendizagem, por meio dos seus movimentos e de todo o significado que deles emana.

 

 Algumas competências que são trabalhadas no processo de estimulação na Educação Física dentro da Educação Infantil são conhecidas como bases psicomotoras e é por meio delas que determinamos o percurso metodológico que devemos traçar para uma estimulação adequada e coerente com as faixas etárias vividas pela criança.

 

 

Objetivos

 

Desenvolvimento das competências descritas a seguir, além da autonomia nas ações, integração e socialização.

 

Equilibração e Tonicidade: Locomoção (marcha, corrida, saltos, galopes, etc.) – Alerta, atenção e vigilância.

Automatismo da movimentação voluntária (estática ou dinâmica).

 

Lateralização: Capacidade de integração sensoriomotora dos órgãos pares (pés, mãos, olhos), tornando-os funcionais e competentes no diferenciamento das variadas formas de orientação do indivíduo. Além da integração bilateral necessária ao controle postural e perceptivo-visual.

 

Noção de corpo: Esquema e imagem corporal – Conhecimento do corpo e de suas partes; consciência do corpo enquanto realidade vivenciada, experiências sensoriomotoras e o corpo no espaço físico. Percepção do eu, da imagem e dos limites corporais.

 

Estruturação espaço-temporal: Obedecer a um princípio, duração, um fim, um ritmo, uma sequência ou uma ordem.

 

Praxia Global: Realização e automação dos movimentos globais durante determinado período de tempo, além da exigência da atividade conjunta de vários grupos musculares

 

Praxia Distal: Integra todas as competências da praxia global com velocidade e precisão dos movimentos finos.Autonomia nas ações: Iniciativa e proatividade.

 

Integração/socialização: Participação, cooperação, ações perante o grupo.

bottom of page